segunda-feira, setembro 21, 2015

Sobre ter um tempo para cuidar de si

Quando meu primeiro filho chegou, eu não imaginava o que me esperava depois do seu nascimento. Eu tinha 23 anos quando ele nasceu. Foi tudo muito difícil.

Depois de uma gravidez difícil, com pós parto difícil, Vinícius não mamava. Ele perdeu muito peso, teve icterícia, e ficamos pelo menos um mês no hospital, somando as duas internações dele. 
Não aguentei a barra, e desisti da amamentação. Também me sentia despreparada, sentia uma enorme tristeza, e quase entrei em depressão.Nossos amigos na época, todos tão novos quanto nós, ficaram afastados do nosso convívio. Foi um período sofrido, de muita solidão, que demorou bons anos para passar.

Ano passado, quando descobri minha gravidez, fiquei bastante insegura e preocupada. Afinal, eu não era mais inexperiente, e já sabia o que me esperava. Passei a gravidez toda desejando que tudo dessa vez fosse diferente. Que fosse mais leve. Que meu aprendizado anterior, pudesse me fazer superar tudo mais facilmente dessa vez. 

Só que cada filho é um filho. E é sempre tudo novo. É sempre uma experiência nova. Eu, com 31, não sou a mesma mulher que tinha 23. Minhas idéias, meu estilo de vida, muita coisa mudou. Para melhor, ainda bem. Então, se eu quisesse ter uma experiência diferente, sabia que teria de fazer diferente.

Ser mãe é algo incrivelmente maravilhoso. Mas o início é penoso também. Estamos cansadas, despidas de nossas vaidades, em função do bebê 24 horas. Estamos sempre nos colocando em último lugar. Portanto, é importantíssimo tirar alguns minutos, para cuidarmos de nós mesmas.

Desde que a Valentina nasceu, tenho escrito com mais frequência. São os meus minutos. Me ajuda. É um momento em que organizo minhas idéias. Também estou desenhando. Essa é outra coisa que sempre amei fazer. 



Sou uma pessoa muito agitada, socialmente agitada, gosto de conversar, ver gente, sair de casa. Tirar alguns minutos do trabalho, dos filhos, da casa, para concentrar em mim e em algo que me faz bem, tem me ajudado demais.

É isso. Quem gosta de ler minhas maluquices por aqui, pode acompanhar as minhas impressões desenhadas lá no insta @madamelentilha.

Quero saber as opiniões de vocês.
Até, 
Lela


Nenhum comentário: