quinta-feira, setembro 24, 2015

5 dicas para aproveitar o dia com o filho mais velho (ou como diminuir o ciúme)

Pois ontem, eu comentei aqui as 5 coisas para se fazer com o bebê, e melhorar o choro. Mas aí, que tem gente que me acompanha em tudo que eu faço, que também pediu lista:

5 coisas para se fazer com o irmão mais velho
(com ajuda especial dele, o próprio)

1. Desenhar junto: se tem uma coisa que meu filho e eu temos em comum, é nosso amor pelo desenho. Desenhar é uma maneira incrível de se expressar, colocar os sentimentos para fora, aflora a criatividade, e claro, rende sempre momentos especiais juntos. Nós gostamos de pintar, de aquarelar, de usar tinta, vale tudo. E se não tem todo esse material disponível, o bom e velho lápis de cor também traz bastante felicidade.

2. Jogar um jogo: Vinícius tem uma criatividade impressionante, e sempre cria jogos. Então, geralmente a noite, depois que a pequena já dormiu, nós tiramos um momento para jogar esses jogos que ele inventa (parece um rpg, mas com a diferença de que ele que cria e desenha tudo). Acho ótimo, porque é um momento em que estamos dando atenção total a ele. Mas se seu filho não cria jogos, tudo bem também. A gente também joga jogos de tabuleiro, videogame, e tudo o que estiver a disposição.

3. Assistir a um filminho: qualquer minutinho, pode ser usado para assistir um filminho. E com a vantagem de poder, nessa atividade, ter a irmãzinha junto. Nós assistimos tanto desenhos curtos na televisão mesmo, como filmes. 

4. Tomar banho junto: esse é meio pessoal, mas faz sucesso aqui em casa. Eu e o Vini sempre tomamos banho juntos. E se isso já fazia parte da rotina antes do bebê nascer, nem pensar em retirar não é mesmo? É um momento ótimo, em que eu lavo seus cabelos, faço massagem nas costas, nós conversamos, ele lava minhas costas... Se você também tem esse hábito, mantê-lo vai fazer seu filho se sentir cuidado e mimado, usufruindo de um tempo só de vocês dois.

5. Conversar: Vinícius é um papagaio. Fala sem parar. Com a chegada da irmã, nós estamos mantendo conversas, onde ele possa expressar sem bloqueios, o que está sentindo. Tudo é permitido. Ele pode dizer que acha a irmã chata por exemplo, sem ser repreendido. Assim ele se mantém fiel na relação de contar conosco sempre, para tudo que o incomoda, sem se preocupar com julgamentos.

Vini, pintando com meus pincéis e tintas. Não é que ele tem talento? É um mini poeta já <3

E você que tem filho mais velho, me conta o que vocês fazem juntos, depois da chegada do irmãozinho! 
Seguimos compartilhando.

Até,
Lela

Nenhum comentário: