terça-feira, setembro 01, 2015

O neurônio espelho

Dias atrás, minha filhinha me deu um cansaço e tanto: resolveu passar a noite toda acordada. Só dormia no colo, quando colocada no berço, ela abria aquele berreiro. 

Eu estava muito cansada, as horas iam passando, e levando consigo a minha paciência. Fui ficando exausta e nervosa, e ela foi ficando cada vez mais chorona e desperta. Assim passamos a noite, uma lutando com a outra, numa briga onde as duas saíram perdendo (e cheias de sono).

Na noite seguinte, tudo se encaminhava para um mesmo desfecho: tarde da noite, e a Valentina acordada. Só que dessa vez, eu estava muito tranquila, mesmo estando exausta. Tinha decidido, que não iria lutar contra ela, que iria me render: se ela quisesse mamar mil vezes, dormir no peito, ficar só no balanço, enfim, eu estaria disposta a fazer tudo isso porque estava tão cansada, mas tão cansada, que só de pensar na batalha da noite anterior, me apavorava.

E aí aconteceu aquilo que todos já devem imaginar: uma mãe calma, faz um bebê calmo. Seguindo meu exemplo, ela passou a noite toda tranquila, mesmo quando acordada. 

Em um dado momento, segurando a pequena no colo, notei que ela fechava os olhos quando eu fechava os meus. E bocejava, quando eu bocejava. Ela estava me imitando. Meus olhos se encheram de lágrima, porque percebi como eu tinha sido responsável pela noite terrível que eu e a minha filha tínhamos passado na noite anterior. Ela só estava me imitando, o tempo todo.

Valentina e seu soninho tranquilo - Foto da Juçara Hobold, da Eu que ti Fotografia Infantil

Filhos imitam os pais. Nosso comportamento é a base para que eles aprendam como devem se portar.
Esses dias eu lia um texto do Piangers incrível (esse aqui ó) que foi um tapa na minha cara obviamente. Eu sempre mando o Vinícius sair da frente do computador, mas eu mesma passo muito mais horas do que devia na frente dele...

É incrível poder fazer essa análise, e ver que nossos filhos são um reflexo de nós mesmos. Enquanto não forem capazes de discernir por conta própria o que acham certo, ou errado, vão apenas nos seguir e nos imitar, rumo ao topo, ou rumo ao desfiladeiro. Somos nós, os responsáveis pelos filhos que temos. Somos nós os responsáveis pelos monstrinhos que estamos criando.

Que possamos então, lembrar disso diariamente.
Para que nossos mini espelhos possam refletir nossas melhores faces.

Até
;)

Nenhum comentário: