terça-feira, setembro 15, 2015

O bebê e você: a incrível geração de mulheres que (não) precisam dar conta de tudo

O bebê chegou!
Você está envolta em uma aura de felicidade, mas não há como negar as preocupações que chegam junto com o filhote, e a principal delas é: será que eu vou dar conta?

Nós sabemos: durante muito tempo, as mulheres foram obrigadas a dar conta de tudo sozinhas. Algumas ainda vivem assim, tendo que dar um jeito. Mas a verdade é que, ninguém consegue fazer tudo sozinho. Então, porque uma mãe conseguiria?

Tive a sorte de ter ao meu lado neste primeiro mês o pai dos meus filhos. Ele pegou suas férias, e durante esse período inicial, lavou, limpou e cozinhou - além de ter dado suporte para as atividades do filho mais velho, como levá-lo para a escola - tudo para que eu ficasse apenas me dedicando ao bebê. E ainda assim, fiquei exausta.

Não se engane: não sou uma pessoa preguiçosa. Trabalho, estudo, cuido como posso da casa, e dou toda atenção aos meus filhos. O que ocorre, simplesmente, é que entre cuidar de um recém nascido e descansar, não sobra quase nada de tempo. 

Converso com pessoas que, não tem a sorte de, como eu, ter tido alguém por perto nesse início, e lá estão elas, descabeladas, exaustas, famintas, dizendo: "não tenho nem tempo para comer!", "não consigo nem lavar o cabelo", "ir no banheiro sozinha? nunca mais"... pára lá! O que é isso?
Mas tem coisa pior: vejo mulheres que bradam seus superpoderes sobre as outras, achando que são superiores porque estão fazendo sozinhas aquilo que deveria ser dividido entre a mãe e o pai. Isso não é superpoder. É submissão. É o resquício de anos de machismo impregnados, fazendo você se acreditar heroína, quando na verdade é só um ser humano exausto, no exercício de multi funções.

Não há nada de glorioso em estar exausta, acumulando atividades em casa. Somos uma geração de mulheres esclarecidas que sabem que não precisam dar conta de tudo. Ou, será que somos? Exigir isso, seria no mínimo desumano.

Infelizmente, muitas mães não tem a minha sorte. Vamos dizer que, a minha sorte, também acabou. Hoje meu marido retornou ao trabalho, e por mais que ele me ajude quando voltar para casa, a partir de agora seremos só nós, e um monte de coisas para "dar conta" durante o dia.
O que eu quero dizer com esse texto é muito simples: nós não somos obrigadas a nada! 
O que pode parecer uma frase boba, é a mais pura verdade: não somos obrigadas a dar conta do recado. Aprenda a dividir as responsabilidades, não coloque o mundo sobre seus ombros. Você não merece.

Aceite.
Todo mundo precisa de ajuda. E ao contrário do que sua mãe te disse um dia,
sim, você é todo mundo.


Até ;)

Nenhum comentário: