quarta-feira, abril 22, 2015

Quarto das crianças - o projeto

Colocar duas crianças de idades diferentes num mesmo espaço é complicado, e eu já disse isso por aqui. Satisfazer as necessidades de um menino com quase 8 e de um bebê, é possível?
Na prática, ainda não sabemos, porque a Valentina ainda está desfrutando tranquilamente do seu espaço dentro da mamãe, mas o primeiro passo obviamente foi elaborar um projeto.

Projetar pra que? Bom, se já é difícil a gente definir um espaço pra uma criança só, imaginem vocês para duas. Aqui em casa o projeto foi fator decisivo para a compra do mobiliário, para definirmos as medidas possíveis e otimizar ao máximo o espaço.

O Vinícius queria um beliche. Eu não gosto de beliches mas confesso que isso facilitou e muito a minha vida, porque o beliche, por pior que seja, é um otimizador de espaço. Acabamos escolhendo um modelo com bancada para computador embaixo, resolvendo dois problemas: o local pro Vini dormir, e o local pro Vini passar seu tempo sendo nerdinho (ele adora assistir gameplays e gastar o tempo jogando no computador).

A Valentina ganhou um espaço reservado no quarto: berço para dormir acompanhado de mesinha lateral e abajur pra auxiliar a mamãe nas atividades noturnas, que depois será substituído pela cama, e local abaixo do painel da TV para colocamos os brinquedos em caixas baixinhas, de fácil acesso pra pequena.



Decidi colocar aquele tapete infantil emborrachado, mas não conheço os benefícios dele na prática. Me passou pela cabeça apenas que um tapete mesmo que de pelo curto não seria o ideal por conta do nosso cachorrinho, e como as placas são laváveis, achei que seria uma ótima solução. O preço também vale o risco: se tiver que trocar depois, o prejú é pequeno.



Os tecidos foram escolhidos depois de muita luta: azul marinho, amarelo e vermelho bordeaux vão completar o enxoval de base de chevron em tons cinza. Como a gente queria tons mais vivos e mais infantis, e as cores definidas anteriormente eram mais pastéis, mudei tudo sem medo. Aliás, preciso acabar essa reforma logo, porque mudo tudo o tempo todo x)


Eu quase ia me esquecendo: Valentina também vai ter outro canto no quarto do papai e da mamãe inicialmente, apenas para não atrapalhar o sono e a rotina do irmão nessa fase inicial de adaptação da família. É lá que vamos colocar um bercinho pequeno e a bancada com trocador, que será usada nos primeiros meses. 

Agora já tá andando. Sexta venho aqui só pra mostrar a bagunça em que já nos encontramos, e o assunto será outro: o desapego e a organização na hora de mudar.



Até :)

Nenhum comentário: