segunda-feira, abril 27, 2015

Quarto das crianças - a pintura

Nesse fim de semana, rolou pintura aqui em casa.

Sobre pintar paredes: como muitos já devem saber, eu trabalho em um escritório de arquitetura e decoração, e lá nós estamos sempre acompanhando o trabalho de pintores. O processo de pintura e acabamento são complexos e geram muitas das reclamações dos clientes, que querem tudo impecável obviamente. É estressante, na maioria das vezes.
Aqui em casa, pintar é minha alegria. Eu adoro pintar eu mesma (leia-se aqui eu mesma = eu e meu marido juntos colocando a mão na massa). Pintar me deixa feliz e com uma sensação boa de estar literalmente fazendo parte do processo de reforma.
Claro que não sou uma profissional, e na minha casa, meu nível de expectativa em relação a pintura é muito menor. Aqui, eu não estou trabalhando, eu estou me divertindo. Estou realizando uma tarefa com a minha família, então se a parede ficar um pouquinho manchada, ou com aquela entradinha em um canto tá tudo bem, tá tudo certo: pra mim, faz parte da nossa história, faz parte da nossa vivência em casa.

Vou contar a verdade pra vocês: quando eu comecei a pintar a parede azul do Vini com a base para a próxima cor, eu chorei sozinha. Sério. Uma grávida maluca, eu sei. Mas eu lembrei do dia em que escolhemos todos juntos a cor, e do dia em que pintamos, eu e o Bruno, achando que estava ficando tudo lindo. Pintar, pra mim, é um símbolo de mudança. De coisa boa. E eu fiquei muito feliz de poder pintar o quarto deles de novo, pensando agora em como será quando a Valentina chegar.

Eu, pintando os cantos, e pensando na morte da bezerra.

Tá bom, agora chega de falatório e vamos pra parte técnica da execução, pra ajudar quem quer se aventurar no mundo da pintura. 

Você vai precisar de:
- kit pintura simples (rolinho, bandeja, pincel para os acabamentos).
- fita crepe mais larguinha.
- lona para colocar no chão, jornais.
- massa corrida (pra dar o truque profissional no acabamento)
- boa vontade, disposição, e tempo.

Nem preciso dizer que de todos os "ingredientes" pra pintar, a boa vontade e a disposição são os mais importantes de todos, né? Porque você vai ficar cansado e com vontade de desistir no meio do processo, e isso é super normal. Mas a vontade de ver tudinho lindo e pronto tem que ser maior.

Colocando a mão na massa: 
(relembrando a todos que meu nível de exigência é pequeno)

- limpamos bem a parede (se tiver sujeira de mofo, tem que limpar com cloro e esperar a parede estar bem sequinha antes )
- coloquei a fita nos rodapés, cantos e vistas
- passei uma massa corrida no encontro da parede com a fita: esse é o truque pra quando for tirar a fita, ficar com um acabamento melhor.
- com o rolo, aplicamos a tinta pela parede toda e com o pincel, todos os cantinhos.

Vini aplicando um fundo pra gente começar a pintar a cor nova

Vini apreciando seu trabalho muito bem feito :)

Quando você for escolher a tinta, lá na lata vai estar tudo explicadinho, se precisa misturar água ou não, quantas demãos serão necessárias pra ficar a cor bem legal, e quanto tempo deve-se esperar entre uma demão e outra. Considere tudo isso na conta de tempo de execução. E nunca jamais comece a pintar, se não for conseguir terminar, porque senão será só estresse, e não é essa a intenção.

Vinícius e Valentina animados com a pintura nova

Simples, né? Tá aí o Vini pra provar que até criança pode pintar. 
Conselho pras grávidas: eu fiquei cansada, porque já estou no sexto mês de gravidez. Teria sido mais fácil se eu tivesse pintado antes, com uma barriga menor (principalmente pra pintar mais embaixo, nos rodapés).

Outra coisa muito importante: é vetado, neste tipo de atividade familiar, perturbar o outro e exigir um trabalho impecável. Se esse é o seu objetivo, contrate um profissional. A intenção aqui é todos participarem da pintura como deliciosa parte do processo inteiro de mudança.

Fiquei satisfeita com o resultado final, orgulhosa por ter conseguido pintar mesmo com essa pança toda, e muito animada por sentir que o quarto "tá caminhando" finalmente... 
O melhor de tudo: essa semana tem feriado, e vai ter mais um tempinho pra gente avançar!

Até :)

Nenhum comentário: